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O que é Marketing de Mídia Social?

marketing de mídia social

O marketing de mídia social é o uso de plataformas de mídia social para conectar-se com seu público-alvo para criar sua marca, aumentar vendas e direcionar o tráfego do site. Portanto, isso envolve a publicação de ótimo conteúdo em seus perfis de mídia social, ouvindo e engajando seus seguidores, analisando seus resultados e exibindo anúncios de mídia social.

As principais plataformas de mídia social (no momento) são Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, YouTube e .

Há também uma variedade de ferramentas de gerenciamento de mídia social que ajudam as empresas a aproveitar ao máximo as plataformas de mídia social listadas acima. Por exemplo, o Buffer é uma plataforma de ferramentas de gerenciamento de mídia social, que pode ajudá-lo a obter sucesso com seu marketing de mídia social. Mas, se você deseja criar uma marca ou expandir seus negócios, queremos ajudá-lo a ter sucesso.

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Uma rápida visão geral do marketing de mídia social

O marketing de mídia social começou com a publicação. As empresas estavam compartilhando seu conteúdo nas mídias sociais para gerar tráfego para seus sites e, esperançosamente, vendas. Mas a mídia social amadureceu muito além de ser apenas um lugar para transmitir conteúdo.

Atualmente, as empresas usam as mídias sociais de inúmeras maneiras diferentes. Por exemplo, uma empresa preocupada com o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca monitoraria as conversas nas mídias sociais e responderia a menções relevantes (atenção e engajamento nas mídias sociais). Uma empresa que deseja entender como está se saindo nas mídias sociais analisaria seu alcance, engajamento e vendas nas mídias sociais com uma ferramenta de análise (análise de mídia social). Uma empresa que deseja atingir um conjunto específico de público em grande escala exibirá anúncios de mídia social altamente segmentados (publicidade em mídia social).

Como um todo, eles também são conhecidos como gerenciamento de mídia social.

Os cinco pilares principais do marketing de mídia social

1. Estratégia

Antes de mergulhar e publicar algo nas mídias sociais, vamos dar um passo atrás e olhar para a foto maior. O primeiro passo é pensar em sua estratégia de mídia social.

Quais são seus objetivos? Como as mídias sociais podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios ? Algumas empresas usam as mídias sociais para aumentar o conhecimento da marca , outras usam para direcionar o tráfego e as vendas do site. As mídias sociais também podem ajudá-lo a gerar engajamento com a sua marca, criar uma comunidade e servir como um canal de suporte ao cliente.

Em quais plataformas de mídia social você deseja se concentrar? As principais plataformas de mídia social, mencionadas acima, são Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, YouTube e Snapchat. Mas, existem também plataformas menores e futuras, como Tumblr, Tik Tok e Anchor, e plataformas de mensagens sociais, como Messenger, WhatsApp e WeChat. Ao iniciar, é melhor escolher algumas plataformas nas quais você pensa que seu público-alvo está em todas as plataformas.

Que tipo de conteúdo você deseja compartilhar? Que tipo de conteúdo atrairá melhor o seu público-alvo? São imagens, vídeos ou links? É um conteúdo educacional ou divertido? Um bom lugar para começar é criar uma persona de marketing , que o ajudará a responder a essas perguntas. E isso não precisa ser corrigido para sempre; você sempre pode mudar sua estratégia de acordo com o desempenho de suas postagens nas mídias sociais.

Para ajudá-lo a criar uma ótima estratégia de mídia social, aqui estão nossos guias passo a passo, longos, sobre como criar uma estratégia de mídia social e um plano de marketing de mídia social.

2. Planejamento e publicação

O marketing de mídia social para pequenas empresas geralmente começa com uma presença consistente nas mídias sociais. Quase três bilhões de pessoas  usam mídias sociais. Ao estar presente nas plataformas de mídia social, você oferece à sua marca a oportunidade de ser descoberta por seus futuros clientes.

Publicar em mídias sociais é tão simples quanto compartilhar uma postagem de blog, uma imagem ou um vídeo em uma plataforma de mídia social. É como você compartilharia no seu perfil pessoal do Facebook. Mas você deseja planejar seu conteúdo com antecedência, em vez de criar e publicar conteúdo espontaneamente. Além disso, para garantir que você esteja maximizando seu alcance nas mídias sociais, você precisa publicar um ótimo conteúdo que seu público goste, no momento e na frequência certos .

Agora, existem várias ferramentas de agendamento de mídia social, como o , que podem ajudá-lo a publicar seu conteúdo automaticamente no momento preferido. Isso economiza seu tempo e permite que você alcance seu público quando eles têm maior probabilidade de interagir com seu conteúdo.

3. Audição e engajamento

À medida que seus negócios e mídias sociais crescerem, as conversas sobre sua marca também aumentarão. As pessoas comentam suas postagens de mídia social, marcam você nas postagens de mídia social ou mandam uma mensagem diretamente para você.

As pessoas podem até falar sobre sua marca nas mídias sociais sem que você saiba. Então, você deseja monitorar as conversas de mídia social sobre sua marca. Se for um comentário positivo, você terá a chance de surpreender e encantar. Caso contrário, você pode oferecer suporte e corrigir uma situação antes que ela piore.

Você pode verificar manualmente todas as suas notificações em todas as plataformas de mídia social, mas isso não é eficiente e você não verá postagens que não marcaram o perfil de mídia social da sua empresa. Em vez disso, você pode usar uma ferramenta de escuta e engajamento de mídia social , como a resposta do buffer , que agrega todas as suas menções e mensagens de mídia social, incluindo postagens que não marcaram o perfil de mídia social da sua empresa.

4. Análise para marketing de mídia social

Ao longo do caminho, esteja você publicando conteúdo ou participando de mídias sociais, você desejará saber como está o desempenho do seu marketing de mídia social . Você está alcançando mais pessoas nas mídias sociais do que no mês passado? Quantas menções positivas você recebe por mês? Quantas pessoas usaram a hashtag da sua marca em suas postagens nas mídias sociais?

As próprias plataformas de mídia social fornecem um nível básico dessas informações. Portanto, para obter informações analíticas mais detalhadas ou comparar facilmente nas plataformas de mídia social, você pode usar a ampla variedade de ferramentas de análise de mídia social disponíveis, como o Buffer Analyze (em beta fechado).

5. Publicidade

Quando você tem mais fundos para aumentar seu marketing de mídia social, uma área que você pode considerar é a publicidade em mídia social . Entretanto,  os anúncios de mídia social permitem atingir um público maior do que aqueles que estão seguindo você.

Atualmente, as plataformas de publicidade em mídias sociais são tão poderosas que você pode especificar exatamente para quem exibir seus anúncios. Contudo, você pode criar públicos-alvo com base em dados demográficos, interesses, comportamentos e muito mais.

Quando você estiver executando muitas campanhas de publicidade de mídia social ao mesmo tempo, considere usar uma ferramenta de publicidade de mídia social para fazer alterações em massa, automatizar processos e otimizar seus anúncios.

Recursos de Marketing em Mídias Sociais

As plataformas de mídia social estão sempre evoluindo. Quando o Facebook foi iniciado, as pessoas só podem compartilhar atualizações de texto. Agora, existem muitos formatos de conteúdo, como imagens, vídeos, vídeos ao vivo e histórias.

Portanto, o marketing de mídia social também está sempre mudando. Queremos ajudá-lo a manter-se atualizado com todas as alterações e estratégias mais recentes para ter sucesso nas mídias sociais.

Recursos de Marketing em Mídias Sociais

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por: Cristiano Gatte 0 comentários