Futuro do Marketing | 5 áreas que você deve priorizar em 2020

como vai ser o futuro do marketing

Futuro do Marketing? Considerando a velocidade da luz com a qual a tecnologia está transformando nossas vidas diárias, não é surpresa que o cenário de marketing esteja evoluindo em um ritmo semelhante. 

Como é o futuro do marketing? Embora, possa ser um desafio permanecer à frente das tendências, mudanças e desenvolvimentos mais recentes do marketing a qualquer momento, nunca nos esquivamos de um desafio.  

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No espírito de um novo ano e uma década nova, nós olhamos alguns dos maiores obstáculos que, como comerciantes, têm enfrentado até agora, criamos alguns objetivos e resoluções para os próximos anos.

Nós também queremos saber sobre suas próprias metas e objetivos, de modo, que possamos fornecer com os mais valiosos recursos possível. Contudo, no final deste artigo, você poderá compartilhar suas resoluções, prioridades, preocupações e muito mais .     

Então, estamos cavando mais fundo, e descobrindo que os comerciantes em todo o setor registraram um número de desafios substanciais que se mantiveram como obstáculos para alcançar este crescimento de nível superior:

  • Em primeiro lugar, encontrar soluções eficazes de escalabilidade 
  • Provando o impacto do marketing digital  
  • Escolhendo e integrando as tecnologias certas para sua equipe  
  • Adquirir adesão da liderança executiva e do C-suite 

Como profissionais de marketing, estamos sempre trabalhando para descobrir como superar esses obstáculos. Então, criamos cinco recomendações que acreditamos que ajudarão a solucionar esses desafios. E o mais importante, acreditamos que ajudarão a impulsionar o crescimento na próxima década. 

1. Personalize tudo

Não há duas maneiras: seus clientes desejam conteúdo personalizado de todos os seus canais, incluindo web e email. Com a tecnologia transformando nossa capacidade de ajustar cada mensagem, os consumidores têm cada vez menos paciência com conteúdo genérico da Web e e-mails de marketing e têm muito mais probabilidade de sintonizá-lo se você não estiver falando de maneira relevante e direta com eles. 

O fornecimento de conteúdo personalizado pode criar uma melhor experiência para o cliente e também gera confiança. Portanto, quando as pessoas interagem com conteúdo personalizado online e por e-mail, é muito mais provável que elas sejam convertidas. 

É aqui que a Inteligência Artificial (IA)  pode ser crítica para seus esforços de personalização. De fato, mais da metade dos profissionais do marketing futurista que têm IA,  utilizam para personalização de conteúdo.

O uso de modelos preditivos, que usam aprendizado de máquina para determinar quais tipos de conteúdo da Web e de email os clientes preferem e representam a próxima fronteira na personalização.

Ao incorporar conteúdo preditivo em seu site, você pode corresponder o conteúdo certo a cada visitante, mesmo que seja novo no site. Alem disso, pode ajudá-lo a personalizar campanhas de email e melhorá-las com o tempo. 

Nossa palavra final: adote modelagem preditiva para personalizar as interações do cliente com todos os seus canais. 

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2. Foco na atribuição de receita

Quase dois terços dos CMOs dizem que demonstrar o impacto das ações de marketing nos resultados financeiros é o maior desafio de comunicação. 

Mas apenas cerca de um quarto de todas as empresas de produtos B2B e um terço do B2B e empresas serviço pode revelar o impacto das atividades de marketing sobre as receitas.

Essas estatísticas mostram um problema significativo com as estratégias de relatórios atuais porque, como mencionamos anteriormente, um dos principais obstáculos para os profissionais de marketing é poder provar à liderança que eles devem investir em inovação de marketing. 

Normalmente, os CMOs usam ROI e métricas de pipeline  para quantificar o desempenho de marketing do CEO e do CFO. 

Essas podem ser métricas úteis e precisas. E, surpreendentemente, mesmo com as ferramentas e os recursos altamente sofisticados disponíveis na tecnologia atual, muitas empresas ainda usam planilhas e outras ferramentas fragmentadas para medir a atribuição, isso já é o futuro do marketing.

Basta dizer que, para longas e complexas jornadas de clientes com muitos pontos de contato diferentes, essas soluções parciais não remotamente fazem justiça ao impacto do marketing na receita.  

A atribuição precisa de receita é essencial para o crescimento impulsionado pelo marketing. Um sistema abrangente de atribuição de marketing pode ajudá-lo a melhorar o desempenho de marketing e obter suporte para escalar inovações bem-sucedidas.

Você também deve ser capaz de definir vários programas, canais, pontos de contato etc. E mapear sua jornada completa do cliente, independentemente de sua duração e complexidade. 

Também é importante que sua solução de atribuição se conecte perfeitamente à sua plataforma de automação de marketing e ao seu CRM.

Os sistemas de automação futuro do marketing podem rastrear o desempenho de diferentes canais, mas nem sempre conseguem vincular todas essas informações ou vinculá-las às vendas. Seu CRM contém dados do fundo do funil e vendas reais. 

Nossa palavra final:  audite sua solução atual de atribuição de marketing e se ela não for precisa e não funcionar perfeitamente com seu CRM, altere-a o mais rápido possível. 

3. Faça do marketing móvel uma prioridade no presente, não deixe para o futuro!

Certamente, o marketing móvel sempre foi desafiador, especialmente para empresas B2B e empresas B2C que oferecem produtos complexos. Mas, a venda móvel agora está ganhando força, tanto com os clientes B2B quanto com os B2C. 

Aplicativos móveis podem ser uma fonte significativa de receita para empresas B2B, principalmente quando são usadas para capturar pedidos repetidos de clientes existentes. 

Aqui estão algumas dicas rápidas e de alto valor para otimização para celular: 

  • Analise o comportamento do cliente em suas páginas da web compatíveis com dispositivos móveis e em seu aplicativo móvel. 
  • Entenda como os usuários móveis estão interagindo com os e-mails que eles abrem em dispositivos móveis. Quase dois terços dos e-mails agora estão abertos em dispositivos móveis. 
  • Aproveite os canais para celular, como mensagens de texto, notificações push e muito mais. 

Nossa palavra final:  Se você ainda não otimizou seu site para visualização no celular ou desenvolveu um aplicativo para celular, é hora de acessa-lo. O celular deve ser parte integrante do seu plano de marketing e totalmente suportado pela sua solução de automação de marketing. 

4. Medir o desempenho a longo prazo é primordial futuros resultados

Os profissionais de marketing são viciados em métricas de curto prazo. Metas semanais, mensais e trimestrais nos mantêm em alerta.

Mas, a maioria das métricas que medimos observam prazos razoavelmente compactados  e, quando nos concentramos tão intensamente no curto prazo, podemos perder tendências de longo prazo que podem revelar oportunidades de crescimento. 

A principio, a incorporação de KPIs de longo prazo em seu mix de medição de desempenho pode ajudar você a ver além da  concorrência e  crescer mais rápido. 

Portanto, a medição do desempenho a longo prazo  requer um conjunto de dados completo; portanto, qualquer ferramenta usada para análise de marketing deve se conectar facilmente ao seu CRM e outras plataformas relevantes. 

Você poderá criar seus próprios relatórios sem recorrer a planilhas ou solicitar um código personalizado à TI. Você também deve ter acesso à análise preditiva que pode prever tendências futuras a partir dos dados existentes. 

O uso do aprendizado de máquina pode ajudá-lo a descobrir as características dos clientes que respondem ao seu marketing, padrões sazonais de envolvimento, combinações de produtos mais atraentes e muito mais.  

Nossa palavra final: verifique se você está configurado taticamente para medir tendências de longo prazo e  não perca a oportunidade de usar os conhecimentos adquiridos para projetar estratégias novas e mais eficazes. 

5. Com futuro do marketing conecte e venda cada vez mais

Alinhar suas equipes de marketing e vendas  é uma estratégia simples, mas eficaz para o crescimento. Também é um pouco mais difícil do que parece. 

Muitas organizações têm grandes desconexões entre vendas e marketing inseridas em seus processos existentes. Os leads podem ser transmitidos de pessoa para pessoa com base em regras internas e não nos requisitos do cliente. 

Os dados de marketing não podem ser transmitidos para vendas. E, o mais frustrante, a liderança pode tratar o marketing e as vendas como entidades totalmente separadas. 

Sim, pode parecer que você está entrando em pandemônio. Mas, não se deixe intimidar conectar marketing e vendas simplesmente requer uma mistura de processo e tecnologia. 

Do ponto de vista do processo, significa encontrar vendas, compartilhar métricas e identificar o que precisa ser aprimorado. 

Também significa ser responsável por seguir os planos. Contudo, e se você pratica o  marketing baseado em conta, também faz sentido criar um modelo de receita compartilhada que rastreie cada etapa do lead à venda e permita que o marketing e as vendas compartilhem a propriedade dos resultados.

Do ponto de vista tecnológico, você deve encontrar uma solução para integrar dados de marketing e vendas. Logo assim, também é essencial ter uma plataforma de automação de marketing que permita projetar modelos de pontuação de Leads personalizados e compartilhar informações com facilidade entre as equipes. 

Nossa palavra final:  enquanto leva algum tempo de ajuste e requer comunicação direta e cuidadosa, a colocação dos processos e da tecnologia certos facilitará a colaboração com as vendas – e o crescimento se seguirá.  

Agora, com o espírito de personalização, conectividade e previsões mais inteligentes, gostaríamos de ouvir você diretamente. Mas, Quais são as suas preocupações, objetivos e resoluções do Futuro do marketing para 2020?  Participe desta pesquisa para nos ajudar a entender melhor o que é mais importante para você e mais relevante para sua empresa no ano que vem. 

Compartilhe suas resoluções para 2020!

por: Cristiano Gatte 0 comentários