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Marketing Digital para Médicos: O Guia Completo para o seu consultório

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Marketing Digital para Médicos é essencial para seu consultório ou clinica. Contudo, é preciso estar atento as limitações legais e, claro, ao seu público. Profissionais da saúde, clínicas e consultórios dependem de seus clientes para o funcionamento do seu negócio. Portanto, investir em marketing médico é primordial para manter e aumentar quantidade de pacientes.

Atualmente, o marketing digital para profissionais da saúde se tornou uma ferramenta eficaz para captar e fidelizar pacientes. É também um aliado forte para posicionar a marca do médico. O marketing médico, visa desenvolver estratégicas para impactar o seu público-alvo de maneira segmentada e assertiva.

O mercado fica cada vez mais concorrido, e na área médica também não é diferente. Hoje em dia, as pessoas procuram informações sobre médicos antes de agendar uma consulta, pois estão mais preocupadas com a saúde, de forma geral. Por isso, o Google é a primeira opção na hora de pesquisar sintomas e encontrar profissionais bem avaliados por outros na internet.

Portanto, isso abre uma excelente oportunidade para que médicos de forma geral, consigam atrair mais pacientes por meio de estratégias de qualidades ligadas ao marketing digital clínico.

Mas, no mercado digital qual agencia é especializada em marketing digital para médicos? Quais são estratégias de Marketing Digital para médicos? O que pode e não pode fazer? Como desenvolver logomarca para médicos?

Quer fazer marketing digital para médicos sem erro? Confira as dicas da Novos Elementos, uma agência de marketing digital especializada em médicos de todo território nacional.

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Agência de Marketing digital para médicos

A Novos Elementos está com mais de 13 anos de mercado, somos uma agência especializada no Marketing Digital para Médicos. Estamos em um acelerado e consistente ritmo de crescimento, contando com um time exclusivo para atender o marketing médico. 

Temos mais de 1500 projetos entregues e as melhores soluções para seu negócio. Nossa missão é concretizarmos parcerias importantes e oferecermos benefícios aos nossos clientes, independentemente de seu quadro atual. 

O que torna nosso trabalho único é uma visão de negócio aliado ao planejamento estratégico amplo, personalizado e eficiente para cada cliente com um objetivo: sermos um parceiro fundamental para o crescimento da sua marca. 

Para darmos juntos o primeiro passo, precisamos alinhar suas expectativas e objetivos com o marketing médico e, assim, identificarmos sua real necessidade. 

Além do desenvolvimento de projetos, somos uma Agência de Marketing digital para médicos especializada em Redes Sociais, criação e indexação do conteúdo. Tornando o seu website mais visível e bem colocado nos resultados orgânicos dos principais mecanismos de busca. 

Dessa forma, você ou sua empresa podem encontrar, em um único lugar, todas as soluções necessárias para estar presente na internet de uma forma consistente e protegida. 

Neste caso, queremos aproveitar sua atenção até agora e convidar você a agendar uma reunião conosco e descobrir porque nossos projetos se tornam cases de sucesso. 

Marketing Digital para consultório médico 

Cada vez mais presente, certamente o Marketing Médico se tornou uma ferramenta de captação bem como de fidelização de pacientes. Além disso é um forte aliado no processo de posicionamento da marca do profissional ou, principalmente, do seu consultório. 

Marketing Médico é mais do que fazer propaganda da sua Clínica, Consultório ou hospital. Mas, trata-se de uma ferramenta fundamental para destacar e, dessa forma, valorizar seus serviços. E, além disso, oferecer uma excelente experiência para seus pacientes, tanto online quanto offline. 

As dicas para atrair mais pacientes para seu consultório médico são: 

  1. Estar nas redes sociais 

Quem não é visto, não é lembrado! Esteja nas principais redes social e invista nelas. Faça postagens regularmente, dando dicas relevantes. Além disso, é importante responder as pessoas que interagirem com sua página. 

  1. Definir um Público-alvo 

Desse modo é possível tomar decisões importantes. Como, por exemplo, a localização da Clínica, decoração, acessibilidade e forma de se comunicar. 

  1. Ter uma agenda organizada 

Ter uma agenda online para os pacientes marcarem suas consultas, bem como organizar seus horários, facilita o processo de agendamento. 

O Marketing Digital para consultório médico é dividido em três pilares. 

  1. Atendimento: é um conceito amplo que tem início quando o paciente entra na Clínica e se estende até a pós-consulta.
  2. Divulgação: que é o modo de fazer seu negócio, sem dúvida, ser lembrado pelo paciente.
  3. O terceiro: o preço.

Mais experiente Agência de Marketing médico, a Novos Elementos tem como proposta principal o planejamento e desenvolvimento de negócios médicos. Além disso, planeja toda a estratégia de marketing e cuida da sua carreira para que tenha sucesso.

Estratégia de marketing médico

Estratégias para marketing médico – Definido o público-alvo e a identidade visual, seu negócio está pronto para pensar em uma estratégia eficaz de marketing médico. Mas, antes de escolher conteúdos e canais de divulgação, lembre-se de estabelecer objetivos e metas claras, de acordo com a necessidade atual de seu cliente.

Você precisa captar clientes? Fidelizar pacientes? Expandir sua área? Sem um propósito, não será possível avaliar o retorno das ações de marketing.

A próxima etapa é construir sua presença digital. Vamos começar?

  1. Marketing Digital 

Aqueles que têm sucesso nesse setor investem cada vez mais em marketing digital, buscando marcar presença e conquistar a confiança do público. 

Dependendo da necessidade e do orçamento disponível, você pode contratar profissionais ou empresas para trabalhar suas ações de divulgação. 

  1. Criação de Site e Otimização para Google 

O Site é a casa da sua empresa na internet, onde os pacientes encontram dados sobre localização, serviços oferecidos, história da companhia e contatos, entre outros. 

Para isso, aparecer gratuitamente na primeira página de mecanismos de busca é uma das formas mais eficazes de alcançar mais pessoas, concorda? 

Considere utilizar um conjunto de técnicas que otimizam sites para um melhor ranqueamento no Google. É o chamado SEO (Search Engine Optimization).

São boas práticas de programação, design e conteúdo, como ter um site responsivo – que se adapta automaticamente a diferentes tamanhos de tela. Gerando novos leads e autoridade para seu consultório. 

  1. Publicação em Redes Sociais 

Há alguns tópicos, você leu sobre a seleção do público-alvo. Essa definição dará suporte para escolher os melhores canais de comunicação, como as redes sociais nas quais o seu público está presente. Facebook, Instagram e LinkedIn são algumas opções, cada uma com seu perfil de uso e preferências. 

O LinkedIn, por exemplo, é reconhecido pelo caráter profissional, enquanto o Instagram foca nas imagens e vídeos curtos. 

Após escolher as redes, use o conhecimento sobre seus pacientes para desenvolver conteúdos interessantes e que agreguem valor à sua clínica ou consultório.

  1. Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. 

A partir de um investimento relativamente baixo no Google Adwords, Facebook Ads e outras ferramentas, é possível atingir e/ou interagir com milhares de pessoas. 

Portanto, considere mesclar posts, textos e anúncios para impulsionar suas campanhas e atingir as metas mais rapidamente. 

  1. Google Meu Negócio 

Na própria busca orgânica, o Google mostra lugares de acordo com a palavra procurada, localizações e preferências dos usuários. O buscador dá destaque para os locais que apresentem mais informações e avaliações. 

A importância de criar uma conta no Google Meu Negócio e preencher todos os campos disponíveis. Você pode, ainda, incentivar os pacientes a deixarem sua opinião sobre os serviços da sua clínica ou consultório.

Site para Médicos

Desenvolvimento de sites para médicos, medicina, clínicas e área da saúde. O que é preciso fazer para construir um site de médicos eficiente? O mundo cada vez está mais digital e uma grande parte de profissionais já percebeu que precisa ter seu próprio espaço na internet. 

No entanto, não basta apenas ter o visual mais bonito para alcançar, conquistar e fidelizar clientes. O foco, é ser diferente dentro do que já existe.  É preciso pensar em objetivos de longo prazo, até porque o consumidor sempre busca serviços e produtos cada vez mais na internet. Isso motiva muitos profissionais da área da saúde a investir em um site. 

Um site para médico pode servir para disseminar informações, divulgar produtos e serviços, conquistar e manter clientes que se interessam por um setor, como a saúde. Para o processo de imagem corporativa, temos que construir autoridade no mundo digital, mostrando que o profissional domina os assuntos do seu mercado de atuação. 

Obtendo autoridade você ganhara a lealdade do seu paciente. Que sentira segurança ao contratar profissionais experientes e capacitados. Normas e legislação para criação de site de médicos, clínicas e consultórios 

Tenha cuidado ao selecionar o conteúdo do seu site, a fim de não ferir os princípios expressos no manual. 

Veja alguns exemplos do que não fazer no seu site: 

  • Apresentar garantia de resultados dos procedimentos 
  • Usar fotos de pacientes para autopromoção – as famosas imagens “antes e depois” 
  • Simular a capacidade de realizar procedimentos que estão fora da sua especialidade 
  • Anunciar técnicas que não sejam comprovadas cientificamente 
  • Divulgar informações que causem alarde junto à população, como o alerta de um novo vírus (nesse caso, o médico deve informar seu respectivo Conselho Regional de Medicina em caráter de urgência). 

Dicas para site médico eficiente “ Um site só será eficiente se ele apoiar o objetivo que você definiu.”

  • Sites e Artigos atualizados 
  • Site otimizados para o Google 
  • Site responsivo para mobile 
  • Conteúdo com referencias e fontes relevantes 

Aposte, então, em fontes oficiais da área médica, como a Organização Mundial da Saúde, livros e artigos científicos para dar suporte aos seus textos, vídeos e outros conteúdos.

Logotipo para médicos 

A logomarca médica, ou identidade visual é uma peça chave, fundamental e de valor inestimável para qualquer cliente.  Através dela, a sua marca é firmada e difundida no mercado. O objetivo da logomarca é criar uma imagem de reconhecimento fácil e abrangente.

Se você deseja criar um bom logotipo médico sem suor, contrate a equipe da Novos Elementos. A Novos Elementos está com mais de 13 anos de mercado, somos uma agência especializada no Marketing Digital para Médicos. 

Aproveite essas dicas para começar a desenvolver, hoje mesmo, as suas estratégias de marketing digital para médicos!  Agência Novos Elementos é especializada em marketing digital para médicos! 

Por que investir em marketing médicos? 

 

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O médico que está fora do mercado digital, nos dias atuais, está limitando suas opções de atuação. Ao mesmo tempo, está abrindo caminho para concorrência ganhar mais tráfego.No entanto, os médicos e profissionais da saúde em geral precisam de uma presença online forte, de tal forma que os pacientes os conheçam.  

O marketing digital para médico é a aplicação de estratégias na área da saúde, para consultórios, clínicas e hospitais. O objetivo não é conseguir apenas pacientes e, sim, ajudar mais pessoas. Isso acontece de duas formas:  

  1. Criação de conteúdos relevantes: ajuda muitas pessoas a buscar informações especificas sobre o que procuram, como diz o ditado uma “mão lava a outra”, auxiliando diretamente o profissional.  
  2. O marketing digital primoroso cria uma relação mais próxima com o público de forma geral e, principalmente, com seus pacientes. Deste modo, gera confiança no serviço oferecido, fazendo com que reajam melhor aos tratamentos e soluções prescritas.  

Além de conseguir pacientes féis ao seu trabalho, você consegue se posicionar com mais autoridade em sua área de especialidade, podendo encontrar oportunidades profissionais cada vez melhores.   

Em síntese, há diversas vantagens com o marketing digital para médicos

  1. Conquistar novos pacientes para marketing médico; 
  2. Fidelizar os pacientes atuais; 
  3. Atingir um público determinado nas estratégias de marketing médico; 
  4. Posicionar-se como uma autoridade em determinada especialidade ou tipo de tratamento; 
  5. Economia de dinheiro com um marketing médico mais eficiente. 

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Posso fazer divulgação na internet? – Marketing Digital para Médicos 

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Apesar de, volta e meia recebemos esta pergunta! Não há problema algum em realizar a divulgação ou marketing médico. Contudo, quem aponta isto é o próprio Conselho de Ética Médica. No entanto, a única exigência dos órgãos reguladores é que o trabalho seja feito com responsabilidade e respeito aos valores às normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina.  

Além disso, segundo os conselhos regionais, utilizar a rede mundial de computadores para divulgação de assuntos médicos é até desejável, sendo assim, que isso evita a proliferação de informações falsas na web.  

A recomendação, portanto, é que o médico deve apenas se ater aos princípios dogmáticos da ética médica, ou seja:  

  • É primordial, respeitar o sigilo profissional;  
  • Manter no anonimato os pacientes;  
  • Contudo, entre outros aspectos.  

No entanto, com base na RESOLUÇÃO CFM Nº 1.701/2011 listamos os dez pontos que NÃO podem ser feitos na divulgação do Marketing Digital para Médicos.  

Fique por dentro do assunto

  • Em primeiro lugar, nunca anunciar que trata de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas, por induzir a confusão com divulgação de especialidade;  
  • Em segundo lugar, anunciar aparelhagem de forma a que lhe atribua capacidade privilegiada;  
  • Igualmente, participar de anúncios de empresas ou produtos ligados à Medicina;  
  • Ainda mais, permitir que seu nome seja incluído em propaganda enganosa de qualquer natureza;  
  • Principalmente, permitir que seu nome circule em qualquer mídia, inclusive na Internet, em matérias desprovidas de rigor científico;  
  • Do mesmo modo, fazer propaganda de método ou técnica não aceitos pela comunidade científica;  
  • Acima de tudo, jamais expor a figura de paciente seu como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com a autorização expressa deste, ressalvado o disposto no artigo 10* desta resolução;  
  • Da mesma forma, nunca anunciar a utilização de técnicas exclusivas;  
  • Assim como, oferecer seus serviços através de consórcio ou similares;  
  • Contudo, garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento. 

 

*Art. 10 – Nos trabalhos e eventos científicos em que a exposição de figura de paciente for imprescindível, o médico deverá obter prévia autorização expressa do mesmo ou de seu representante legal.  

Link da resolução: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2011/1974_2011.htm  

E diversos outros pontos extremamente relevantes em que é preciso tomar maior cuidado, por conta destas questões, se você é da área, é muito importante buscar uma empresa especializada em marketing digital médico, para que você não tenha problemas com o CFM.

  

Regras CFM para Marketing Digital Médico  

Além disso, o conselho federal de medicina, disponibiliza para download um PDF completo com todos os dados para a publicidade médica.  

Segundo o documento, a publicidade médica deve obedecer aos princípios éticos de orientação educativa, e não deve ser comparada com a divulgação de produtos e práticas meramente comerciais.  

 

Divulgação Online: 

Novos Elementos é especialista em marketing digital para médicos, e possui uma gama de clientes na área. Por isso, separamos algumas dicas para você não errar na divulgação online:  

  • Evite sensacionalismo  

De acordo com o CFM, a divulgação clínica não pode se autodenominar como a melhor ou a única opção para o tratamento.  

No entanto, a divulgação online, deve ser coerente e visar sempre informar e educar o público. Entretanto, sempre orientando que caso seja apresentado o sintoma é preciso buscar ajuda médica especializada.  

De qualquer forma, é imprescindível que todo conteúdo ou informação divulgada deixe claro que as informações fornecidas não substituam a consulta presencial.  

  • Nunca utilize imagens de pacientes   

O CFM diz que a veiculação de imagens de pacientes (mesmo com a autorização do mesmo), é proibida antiética. Entretanto, este tipo de prática só é permitido em eventos e congressos autorizados.  

Até mesmo as imagens de “antes e depois” não são permitidas pelo órgão regulamentador da medicina.  Qual informação deve ter no meu site segundo as regras de publicidade do CFM?  

A publicidade feita para instituições médicas devem conter:  

  • O nome do profissional responsável;  
  • A especialidade ou a área de atuação quando registrada no conselho regional de medicina;  
  • O número da inscrição regional de medicina;  
  • O número de registro de qualificação de especialista (RQE).  

Quais são as ferramentas para potencializar o marketing digital para médicos?  

marketing digital para médicos não se baseia apenas e técnicas de comunicação online, ele é muito mais amplo do que isso.  

Fazer marketing digital profissionais da saúde corretamente para clinicas, consultórios e hospitais necessitam de algumas ferramentas eficientes para executar um serviço de qualidade.  

  1. Google Trends 

    O Google Trends é outra ferramenta gratuita do Google que permite que você saiba quais são as palavras que estão sendo mais buscadas no buscador. Isso possibilita que você possa escrever postagens de acordo com aquilo que está sendo a curiosidade das pessoas naquele momento. 

    Ou seja, se você ver no Google Trends que há muitas buscas por “febre amarela”, você pode escrever alguns textos sobre aquele assunto. Com isso, as chances do seu texto ser lido são maiores, principalmente se você publicar ele nas páginas das redes sociais. 

  1. Google Analytics 

    Essa ferramenta gratuita do Google é excelente para que o dono do site saiba quantas pessoas estão acessando a página. A partir disso, é possível melhorar as estratégias e adaptar o conteúdo. Por exemplo: você escreveu 2 artigos, um sobre a importância da administração de remédios na terceira idade e outro sobre os vilões do colesterol. Ao perceber que um dos artigos teve muito mais acessos que o outro, você começa a identificar os assuntos “quentes”, que podem atrair ainda mais leitores para o site e, a partir daí, começa a direcionar o escopo das próximas postagens. 

    Com mais acessos ao site, as chances de captar novos pacientes aumentam.

  1. WordPress  

O WordPress é uma das maiores plataformas de CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo), sendo responsável por cerca de 70% de todo o mercado desse sistema. A plataforma é utilizada por pequenas, médias e grandes empresas, sendo a mais indicada para você desenvolver um site. 

Como já falamos, publicar conteúdos ricos e relevantes em sites é uma estratégia que auxilia as pessoas que buscam informações advindas de um profissional, e pode atrair um número considerável de pessoas ao seu site. 

Além disso, o WordPress é uma plataforma muito fácil de usar e que dispõe de vários plugins que podem auxiliar a melhorar o texto e aumentar as chances de que o seu texto seja encontrado na internet (exemplo: Yoast SEO). 

Recomendamos que você adquira um domínio e contrate um profissional para desenvolver o site para você, para torná-lo mais interessante e estruturado. 

 

Depoimentos de Clientes Novos Elementos

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Dra. Lídia Gusmão 

“Tenho que admitir que sou muito exigente quando se trata da clínica e não elogio facilmente. Contudo, a Novos Elementos merece! A equipe criou uma campanha no Google que deu muito retorno e eu fiquei muito feliz.       Contudo, a princípio, indico a agência sem dúvida nenhuma!” 

Dr. Rodrigo Amaral 

Estou com a Novos Elementos há 3 anos, e realmente a clínica mudou com todo o serviço. Contudo, temos algo bem consistente, o pessoal é super presente e me ajuda muito com todas as dúvidas. Super-recomendo! 

Dr. Mário Geller 

“O site ficou ótimo! Enxuto, moderno, elegante, como nós havíamos desejado!
Fica registrado nosso agradecimento e reconhecimento pelo excelente trabalho. Continuamos juntos, com alegria!” 

Viviane Curi 

“Agilidade, competência e profissionalismo! Na minha visão, essas 3 palavras representam a Novos Elementos. Funcionários prestativos e disponíveis. Contudo, trabalham de acordo com a proposta e o perfil do cliente. Estou muito satisfeita com o resultado, que correspondeu a minha expectativa.” 

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A Novos Elementos, atua com marketing digital desde 2007 focada em projetos digitais com foco em médicos. Toda a equipe, visa atingir os melhores resultados com um planejamento estratégico detalhado e seguindo as melhores práticas de marketing digital.

Solicite um orçamento sem compromisso e saiba as vantagens de trabalhar com uma agência especializada em marketing digital para médicos.  

por: Cristiano Gatte 5 comentários